Njord, Deus nórdico dos viajantes marítimos

Njord, Deus nórdico dos viajantes marítimos

maio 9, 2020 0 Por Pagan


Njord (pronuncia-se “Nyord”): Sábio, compreende a profundidade das emoções…

Poderoso, consegue acalmar as mais turbulentas águas…

Nos textos antigos, Njord está associado à fertilidade, à riqueza, às viagens marítimas e aos marinheiros. O Deus Vanir é o pai de Freya e Freyr, amáveis Divindades têm como mãe a irmã de Njord cujo nome não está claro, mas provavelmente trata-se da Deusa germânica Nerthus, a Mãe Natureza. Essa provável ligação vem de uma evidência linguística.

Deus Njord. Crédito – https://www.deviantart.com/gpalmer/art/Master-of-the-Sea-594057972

Também nos textos antigos, conta-se que Njord, Freya e Freyr foram residir com os Deuses Aesir após o fim da guerra entre os Vanir e Aesir. Gesto que pode ser interpretado como um sinal de cooperação para selar o fim do conflito.

Deus Njord. Crédito – https://www.deviantart.com/hellanim/art/Njord-292950840

Um dos contos mais famosos envolvendo Njord é de como ele casou com a Giganta / Jotun Skadi, cujo pai havia sido morto pelos Aesir no desfecho do rapto da Deusa Idun. Como reparação, Skadi podia escolher um dos Deuses para casar, mas a escolha deveria ser feita olhando apenas os pés.

Skadi assim agiu e, pensando ter encontrado o desejável Balder, dada a beleza dos pés que avistou, anunciou sua escolha. Era Njord. A união não durou muito tempo, pois nem Njord gostava de morar nas montanhas, lar de Skadi. Nem Skadi apreciava o lar de Njord, o ambiente marítimo “Nóatún” (“O Lugar dos Barcos”).

Njord - “Njord’s Desire of the Sea” by W.G. Collingwood (1908)
Njord – “Njord’s Desire of the Sea” by W.G. Collingwood (1908)

Njord também é anunciado como futuro sobrevivente do Ragnarok durante uma conversa entre Odin (disfarçado como “Gagnráðr“) e o sábio Jotun / Gigante Vafþrúðnir, registrada no poema Vafþrúðnismál (Os Dizeres de Vafþrúðnir). Odin fala que Vafþrúðnir conhece as proezas e o destino de todos os Deuses e então pergunta ao Gigante de onde Njord veio, pois não foi gerado entre os Aesir. Então o Jotun responde:

“Ele foi criado em Vanaheimr pelos sábios Regin*
que o deram como refém para os deuses.
Na última era ele retornará
ao lar dos sábios Vanir”. *Regin = Deuses

Deus Njord. Crédito – https://www.deviantart.com/emiroth/art/Njord-god-of-the-sea-641221483

nota pessoal: Njord pode trazer mensagens que acalmam as emoções mais profundas.Minha experiência com o pai de Freya e Freyr foi muito positiva e útil.

#njord #deusesnórdicos #deusesnordicos #paganismonórdico #paganismonordico #mitologianórdica #mitologianordica

Imagem de abertura: Deus Njord. Crédito – https://www.facebook.com/BahamondeAndyjack/photos/a.390911041077802/468137610021811/?type=3&theater

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 EC (da Era Comum ou d.c.) e 1066 EC.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/