Nemetona, Deusa do Santuário

Nemetona, Deusa do Santuário

abril 25, 2020 0 Por Pagan

A Deusa celta continental e britânica Nemetona traz em seu nome a síntese da visão de mundo dos celtas: seu nome vem de “Nemeton”, que significa “bosque sagrado”.

Sabe-se que os celtas não construíam templos fechados para cultuar as Divindades, mas que o faziam ao ar livre, nos bosques, em meio às árvores e criaturas.

Deusa Nemetona. Crédito - https://www.deviantart.com/3mmi/art/Nemetona-124887820
Deusa Nemetona. Crédito – https://www.deviantart.com/3mmi/art/Nemetona-124887820

A tradução mais aceita atualmente para “Nemetona” é “Ela do Bosque Sagrado” ou “A Deusa do Santuário”.

Em alguns locais da Gália (atuais França, Luxemburgo, Bélgica, a maior parte da Suíça, algumas partes do norte da Itália e partes da Holanda e Alemanha), foram encontradas evidências de que Nemetona teria sido cultuada como Deus, e não como Deusa.

Deusa Nemetona

Seu nome também pode estar ligado etimologicamente à Deusa irlandesa da guerra, Nemain, o que indica a possível ligação entre venerar locais sagrados e a sua respectiva e justa proteção.

Nemetona tem como consorte o Deus celta continental e britânico Leucetius, inclusive foram encontradas inscrições dedicadas a esse casal divino (essas inscrições foram encontradas em fontes de águas termais, o que sugere que ele está ligado à cura).

Nota pessoal: que haja inspiração em Nemetona para proteger aquilo que nos é sagrado.

Nemetona
Deusa Nemetona

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 a.c.) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 a.c.).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/

Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore