Os Celtas: história e visão de mundo

Os Celtas: história e visão de mundo

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 a.c.) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 a.c.).

Para melhor compreensão nos dias de hoje, pode-se dizer que houve influência dos Celtas na maior parte da Europa Ocidental e Europa Central. Isso abrange uma extensa área. Península ibérica (Portugal, Espanha, Andorra e uma pequena parte da França); Gália (França, Luxemburgo, Bélgica, a maior parte da Suíça, algumas partes do norte da Itália e partes da Holanda e Alemanha); Irlanda, País de Gales, Escócia, Ilha de Man e partes da atual Inglaterra (como Cornualha, Nortúmbria, Devon e Cúmbria). Por fim, a influência dos Celtas também se fez presente na Turquia.

Como viviam os Celtas

Não havia um poder centralizado nessas regiões. Havia múltiplas tribos, cada uma celebrava suas divindades de acordo com as tradições locais. A exceção disso eram algumas divindades pan-célticas. Os Celtas possuíam uma cultura oral e suas tradições não eram transmitidas pela escrita. Transmitir a cultura oral era tarefa dos bardos.

Visão de mundo

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

Reconhecem um mundo além do mundo dos sentidos. Alguns até têm a segunda visão. Podem ver fadas e outros espíritos
dançando pela noite suave. Também podem desenvolver a capacidade de ouvir, ver e sentir Divindades e espíritos da Natureza.

Legado

Os milênios nos quais os Celtas viveram livres sua religiosidade politeísta continuam a ecoar nos dias de hoje. Os Celtas deixaram sua marca nos seus descendentes, na geografia e até na linguagem (a palavra “caminho” tem origem celta).

Sabe-se que o povo português foi formado através dos celtas (com presença no norte, noroeste e sul) e dos nativos da própria região, os iberos. Dessa união resultaram os “Celtíberos”.

Na Europa, a presença dos Celtas se faz presente em vários locais que levam o nome de divindades. Exemplos disso são o rio Danúbio (em alusão à deusa Danu, dos Tuatha de Danann) e a Ilha de Man (do deus Manann Mac Lir).

No Brasil e em outros países latino-americanos, herdamos os idiomas e o sangue (que se fortaleceu através da mistura com os africanos, indígenas e povos de outros países). Portanto pode-se dizer que a América Latina é, sim, descendente de certa maneira dos celtas.