Heimdall

Heimdall

junho 9, 2019 0 Por Pagan

Heimdall, o deus guardião de Asgard: filho de Odin, Heimdall (em inglês pronuncia-se “HAME-doll”) é o deus Aesir guardião de Asgard. Heimdall reside em Himinbjörg (“Sky Cliffs” ou “Penhasco do Céu” em tradução livre), que fica no topo da Bifrost, a ponte do arco-íris que leva a Asgard.

Sempre vigilante, Heimdall precisa dormir menos do que um pássaro, tem visão aguçada e audição capaz de ouvir a grama crescendo no chão e a lã crescendo em ovelhas.

Sua vigilância é fundamental para alertar os deuses sobre a chegada do Ragnarok. É dito que quando Heimdall soar a buzina Gjallarhorn (um dos tesouros dos deuses), todos no cosmos saberão que o Ragnarok chegou.

Heimdall é inimigo de Loki, a mitologia nórdica conta que os dois se matam durante o Ragnarok.

Sua importância também está na Edda poética. Alguns versos sugerem que Heimdall foi considerado o pai da humanidade e possivelmente também estabeleceu a estrutura hierárquica da sociedade nórdica.

Alguns estudiosos tentaram associar as 9 filhas de Aegir e Ran com as 9 mães que geraram o Deus Heimdall, porém essa associação não é vista como unanimidade.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 d.c. e 1066 d.c.