Fulla

Fulla

agosto 18, 2019 0 Por Pagan

Fulla, a Deusa confidente de Frigg: conta-se que a Deusa Frigg pode ver muitas coisas como vidente, embora não as revele para muitos humanos. Porém há uma Deusa que conhece tais segredos: Fulla.

Deusa Frigg. "Frigg Lady of Secrets". Fonte: https://www.deviantart.com/samflegal/art/Frigg-Lady-of-Secrets-515067803
Deusa Frigg. “Frigg Lady of Secrets”. “Frigg looks into her casket of treasures. She is the Lady of Asguard, keeper of secrets, and teller of none.” – Fonte: https://www.deviantart.com/samflegal/art/Frigg-Lady-of-Secrets-515067803

Fulla (“Abundante”, em Nórdico Antigo) é uma das Deusas criadas de Frigg. Também donzela da Rainha de Asgard, possui cabelos loiros, usa uma tiara de ouro e guarda as posses de Frigg em uma caixa. Dessa maneira, por tamanha proximidade e confiança, Frigg compartilha segredos com Fulla.

A Edda Poética, a Edda em Prosa e a Poesia Escáldica (composta por poetas presentes nas cortes da Escandinávia durante a Era Viking e a Idade Média) trazem registros da Deusa.

Em um deles, Frigg envia Fulla para avisar o rei Geirröd que um mago (Odin disfarçado) irá visitá-lo para testar sua hospitalidade (que estava sob aposta entre o Rei e a Rainha de Asgard). A Deusa não apenas avisa da chegada, como também fala o meio para identificar o mago: nenhum cão seria suficientemente selvagem para – sequer – tentar atacar o Mestre do Êxtase disfarçado.

Fulla como guardiã

Além dessas fontes mitológicas oficiais, há relatos de mulheres pagãs que veem Fulla como guardiã dos mistérios femininos. Portanto, nessa visão, a caixa de tesouros simbolizaria o “self” feminino oculto que os homens não veem.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 d.c. e 1066 d.c.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/