Flidais, a força da fertilidade e da abundância

Flidais, a força da fertilidade e da abundância

abril 28, 2020 0 Por Pagan

Flidais (Flidas, Fliodhas) é uma Deusa irlandesa que representa a força da fertilidade e da abundância, tanto com relação aos animais selvagens quanto ao seu aspecto doméstico.

Deusa Flidais. Crédito – https://www.deviantart.com/geniusfetus/art/Flidais-683233383

Exemplo dessa abundância que a Deusa pode conferir é a vaca mágica que ela possui, a “Maol Flidais”, capaz de fornecer leite para 30 pessoas por noite.

Deusa Flidais. Crédito – http://valeriemcnultyillustrations.blogspot.com/p/pen-ink.html

Outra informação que vem dos textos antigos abrange o aspecto de fertilidade de Flidais. Seu consorte é o guerreiro Fergus Mac Róich (um dos tutores do herói Cúchulainn). Juntos, eles formam um casal com apetite sexual bastante voraz, pois conta-se que quando a Deusa não estava presente, eram necessárias sete mulheres para satisfazer Fergus Mac Róich.

Deusa Flidais. Crédito – https://www.picuki.com/media/2232961401609456732


Em outros momentos, conta-se que Flidais é casada com o Deus Ádammair. Infelizmente não se sabe muito a respeito dele por “informações oficiais” mas (a princípio) nada impede um contato para novas descobertas.

Animais Selvagens

Os textos antigos não são a única fonte de conhecimento sobre Divindades. Há relatos de experiências, visões e contatos com Flidais, dentro da comunidade pagã, que indicam a Deusa como também relacionada às florestas e aos animais selvagens.

Flidais
Deusa Flidais. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Flidais-Danielle-Ellison-746274101

Essa visão faz sentido, pois seu nome significa “corça / gama” e conta-se que Flidais anda em uma carruagem puxada por cervos / veados.

Deusa Flidais. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Flidais-Loren-Bobbitt-740750954

Na mitologia celta, esses animais selvagens estão ligados a Divindades e são símbolos de virilidade e de indomabilidade.

Flidais possui três filhas: Fand, a fada selvagem que se envolveu amorosamente com Cúchulainn e o tirou dos braços de sua esposa, Emer;

Fand. Fonte: https://www.herstory.ie/mythicwomen
Fand. Fonte: https://www.herstory.ie/mythicwomen

Bé Chuille, Deusa e única dentre os Tuatha Dé Danann que conseguiu vencer a feiticeira maléfica Carman após duas tentativas dos Danann; e Bé Téite, que assim como suas irmãs, também possui um aspecto forte de fertilidade.

Deusa Flidais. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Flidais-Ashleigh-Popplewell-747840753

Flidais e seu aspecto de Deusa das florestas costuma ser relacionado com a Deusa celta continental, Artio.

Fontes: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore; https://themodernsouthernpolytheist.tumblr.com/post/80386020909/f-is-for-flidais

https://themodernsouthernpolytheist.tumblr.com/post/80386020909/f-is-for-flidais

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/