Deusa Ériu, homenageada pela Irlanda

Deusa Ériu, homenageada pela Irlanda

junho 4, 2020 0 Por Pagan

Ériu é a Deusa que deu nome à Irlanda. Quando a onda final de invasores, os Milesianos, chegaram às costas da Irlanda, eles encontraram três irmãs, todas Deusas da terra. Cada uma pediu que a ilha fosse nomeada em sua homenagem.

A feiticeira Banba fez sua demanda do alto de sua montanha favorita; Assim também o fez Fódla, quando os invasores chegaram a sua montanha. Elas pararam os Milesianos enquanto eles tentavam chegar ao centro da Irlanda, e para cada uma eles deram a mesma promessa.

Mas no centro, na montanha sagrada central Uisneach, os invasores encontraram a resplandecente Ériu, que fez a mesma demanda e também prometeu prosperidade maior do que suas irmãs. Assim, o chefe Bardo dos Milesianos, Amairgin, decidiu nomear a ilha em homenagem à Ériu (Érinn sendo o genitivo de seu nome, que significa “de Ériu”).

No idioma nativo, o nome da ilha é “Éireann”. Em inglês, o nome “Ireland” vem da Deusa Ériu e da palavra “land”, esta última uma palavra germânica (nórdico antigo ou inglês antigo), formando “terra de Ériu”

Domínios

Donn mac Míled, um desses invasores, respondeu às demandas de Ériu com insultos. Ériu o sentenciou calmamente à morte: ele se afogou pouco depois, indicando que a Deusa tem controle sobre os mares e a terra.

Ériu também é chamada de Éire e Erin. Os nomes das Deusas Fódla e Banba ainda são usados às vezes como nomes poéticos para a Irlanda.

Ériu é descrita como uma mulher bastante alta e também como um corvo cinza de bico longo. Ériu está incorporada na mesma montanha sagrada Uisneach (onde os Milesianos foram recebidos), sendo esta, portanto, considerada a sua montanha.

Deusa Ériu
Deusa Ériu

Reinados

Sua importância também revela-se com os ritos de coroação / inauguração dos reis, o banais righe. Através desse rito, Ériu cerimonialmente casava-se com o rei, o que favorecia todos os habitantes da região, uma vez que a soberania da Deusa passava a estar vinculada à terra.

Ériu também estabeleceu o Óenach ou festival em Uisneach a cada Beltane (1º de maio na roda norte), que envolvia feiras e jogos, além de eventos mais sagrados, incluindo a iluminação de fogueiras Twin no topo da colina.

Fonte: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum [AEC]) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 AEC).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/