Deusa Danu (Dana / Anu), Mãe dos Tuatha Dé Danann

Deusa Danu (Dana / Anu), Mãe dos Tuatha Dé Danann

agosto 28, 2021 0 Por Pagan

Danu (Dana / Anu) é a Deusa Mãe dos Tuatha Dé Danann, na mitologia irlandesa. Considerada por algumas fontes como a principal Deusa ancestral entre os mitos irlandeses, Danu representa a força primordial da Terra da qual todos os Deuses descendem.

Deusa Danu – Crédito https://www.deviantart.com/saraforlenza/art/Danu-485703308

No “Livro das Invasões”, consta uma informação clara quanto à importância de Danu: “Mãe dos Deuses”. O próprio nome Tuatha Dé Danann pode ser lido como “Crianças da Deusa Danu”.

Deusa Danu. Crédito – http://www.thaliatook.com/AMGG/danu.php

Segundo o “Livro das Invasões” (chamado de “Lebor Gabála Érenn” na Irlanda, uma coleção de antigos poemas e prosas que retrata os diversos povos que chegaram na Irlanda), os Tuatha Dé Danann foram uma das “raças” a habitar a superfície da Irlanda. Após o conflito com os milesianos, a Tribo de Danu passou a residir sob as colinas.

Sob o nome de Anu, foi cultuada em Munster (província na Irlanda) como uma Deusa da prosperidade pelo fato da região ser muito fértil e rica. Em sua homenagem, duas montanhas em forma de seios foram nomeadas como “Paps of Anu” (“As Tetas de Anann”), também na Irlanda.

“Paps of Anu / Danu”, Irlanda.

A importância de Danu também está presente no nome de outro local físico, o Rio Danúbio, localizado em 10 países do centro e do leste europeu.

Deusa Danu. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Danu-Amy-Clark-749090740

O nome da Deusa é derivado do Antigo Celta “dan”, significando “conhecimento”, e ela foi ligada à Deusa mãe galesa Dôn. Nesse sentido, fertilidade, abundância e vida são aspectos de Danu.

Deusa Danu. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Danu-Sketch-Card-Lynne-Anderson-279010224

Culto moderno

O aspecto de Mãe dos Deuses é a principal associação à Danu. Não há maiores detalhes de contos envolvendo Danu, porém isso é irrelevante, visto que as homenagens à Deusa permanecem – talvez até estejam sendo renovadas – por meio do culto moderno à Danu.

Deusa Danu. Crédito - https://www.deviantart.com/genzoman/art/Dana-119397070
Deusa Danu. Crédito – https://www.deviantart.com/genzoman/art/Dana-119397070

Nesse aspecto moderno e que possui pouco consenso em si – é importante diferenciá-lo das informações mitológicas para, se for o desejo da(o) pagã(o), preencher a lacuna através do contato com a Deusa -, ganha força a referência à Danu como uma Deusa tripla, tanto em associação com Morrígan quanto de forma independente.

Teorias e conjecturas

A importância de Danu fez surgir entre os acadêmicos diversas teorias quanto aos detalhes da Deusa que estão, atualmente, ocultos das informações conhecidas. Em algumas fontes de informação, afirma-se que o consorte de Danu é desconhecido e ainda que ela seria filha do Dagda (o Bom Deus). Já em outras fontes, é dito que, unindo-se ao Deus Bilé, Danu é mãe de Dagda e progenitora de todos os Tuatha Dé Danann (Povo de Dana / Povo Mágico).

Deusa Danu. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Danu-Promo-Card-P4-391936720

Danu como fonte de poder dos Tuatha Dé Danann

O seu reconhecido aspecto de Mãe dos Tuatha Dé Danann fez surgir mais conjecturas quanto à extensão da influência da Deusa sobre sua tribo. E uma vez que os Tuatha Dé Danann são famosos pelas habilidades na magia, arte, cura e sabedoria, além da bondade e da luz (mas não em um sentido “purista” ou de dicotomia), já foi dito que Danu é a fonte da herança comum da tribo e dos seus talentos, bem como fonte de sua nobreza, unidade e poder.

Deusa Danu. Crédito – https://www.deviantart.com/pernastudios/art/Danu-Base-Card-Art-Trev-Murphy-286900613

Nessa visão, Danu é associada como Deusa da soberania e do poder, concedendo presentes a governantes e a seres de nascimento nobre. Embora tais dons pudessem variar em valor e substância, fica claro – nessa visão – que Danu é a fonte de poder dos reis, chefes e dos Ollam (o mais alto título de bardo) entre os Tuatha Dé Danann.

Deusa Danu. Crédito – https://www.deviantart.com/vampbabe/art/Danu-The-Great-Mother-25991084

Generosa, amável e poderosa, Danu está presente em tudo.

Deusa Danu. Crédito – https://www.deviantart.com/zawart/art/Goddess-Danu-270806055

Celtas

O termo “Celtas” não era usado por esse povo (surgido, aproximadamente, por volta do ano 1.200 Antes da Era Comum) para designar a si mesmo. Pelo contrário, autores gregos e romanos usaram esse termo para designar os habitantes que possuíram domínio da Europa Continental durante a Idade do Ferro (de 1.200 a 1.000 Antes da Era Comum).

Os Celtas e os Druidas compartilhavam de respeito e veneração para com a natureza. Em geral, existe a ideia comum de que os Celtas possuíam uma inclinação mística congênita. Nos tempos atuais, quem se sente atraído pela cultura celta logo percebe que vê as coisas de maneiras que outras pessoas não podem.

www.facebook.com/caminhopagao

www.instagram.com/caminhopagao

pinterest.com/mitologiaemundonatural

https://aminoapps.com/c/DeusasDeuses/home/

Crédito – https://bardmythologies.com/danu/

Fontes: The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore; https://mythopedia.com/celtic-mythology/gods/danu/; https://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=Deuses_Celtas

Curiosidade

Um reflexo do moderno culto à Danu está no Brasil. A banda Tuatha de Danann possui várias canções ligadas ao paganismo e aos seres mágicos, como esta abaixo.