Búri, o Ancestral dos Deuses Aesir

Búri, o Ancestral dos Deuses Aesir

junho 14, 2021 0 Por Pagan

Búri é pai de Borr e é avô de Odin, de Vili e Ve. Búri tem sua origem diretamente relacionada com o mito nórdico de criação. Quando a geada de Niflheim e as chamas de Muspelheim se encontraram no abismo de Ginnungagap, o fogo derreteu o gelo e as gotas se formaram em Ymir, um Jotun e o primeiro de todos os seres que surgiram. Conforme o gelo continuava a derreter, uma vaca emergiu: a vaca primitiva Auðumbla. Enquanto seu leite alimentava Ymir, ela própria se alimentava ao lamber o sal no gelo.

E assim Búri começou a surgir: enquanto Auðumbla lambia o gelo. Primeiro, surgiu seu cabelo. No dia seguinte, sua cabeça. No 3º dia, Búri (seu nome significa “progenitor”), o ancestral dos Aesir, emergiu por completo. Ele também se alimentou do leite de Auðumbla.

Ymir e Búri – Pintura de Nicolai Abildgaard, 1790

O poema Gylfaginning registra o nascimento de Búri e os seus descendentes.

“Ela lambeu os blocos de gelo, que estavam salgados; e no primeiro dia em que ela lambeu os blocos, saiu dos blocos à noite um cabelo de homem; no segundo dia, a cabeça de um homem; no terceiro dia, o homem inteiro estava lá. Ele se chama Búri: ele era belo, grande e poderoso. Ele gerou um filho chamado Borr, que se casou com a mulher chamada Bestla, filha do gigante Bölthorn; e eles tiveram três filhos: um era Odin, o segundo Vili, o terceiro Ve.”

Búri. Fonte: http://germanicmythology.com/works/DAulaireART.html

Infelizmente há poucas informações oficiais sobre Búri, mas a princípio isso não impede que contatos sejam feitos para buscar mais informações.

Religiosidade

A religiosidade dos nórdicos é marcada pela pluralidade, mesmo dentro de um único panteão os ritos podiam variar bastante dentro das tribos (característica que permanece atualmente, obviamente trocando-se as tribos do passado pelos kindreds atuais). Pais e mães comandavam os ritos dentro da família. Já as cerimônias públicas eram tarefa do jarl (“conde”, em tradução literal). Importante chamar atenção para a relação direta entre esses povos e as divindades. Mesmo a figura dos sacerdotes, dentro do paganismo nórdico, não possui o mesmo papel das religiões abraâmicas. Isso significa que as divindades podem comunicar-se diretamente com as pagãs e pagãos, o que pode ser buscado.

Vikings

Vikings, antes do início da chamada “era cristã”, têm origem nos pagãos germânicos que viveram na região onde hoje é a Alemanha, Inglaterra anglo-saxã, Noruega, Dinamarca, Suécia, Frísia (condado ao norte da Holanda), e Islândia (posteriormente). A figura dos Vikings refere-se aos navegantes invasores que também eram conquistadores, exploradores, comerciantes e colonos, tendo vivido no território onde hoje é a Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. A chamada Era Viking compreende o período de tempo entre, aproximadamente, 793 da Era Comum (EC) e 1066 EC.

Imagem de abertura: Búri é lambido de um bloco de gelo salgado pela vaca Auðumbla – Ilustração de um manuscrito islandês do século XVIII.